Quinta, 17.
A luta política trava-se taco a taco. Se o líder do PS levou meses a animadvertir por causa das casas e casinhas Montenegro, agora chegou a sua fez de justificar de onde vem tanto dinheiro para comprar, duas, duas residências. As do outro não me surpreendem e são possíveis de adivinhar de onde chega o dinheiro; as deste, sendo ele e a mulher funcionários públicos, como é possível movimentarem tanta massa: cinco mil nesta conta, 400 mil na outra, empréstimos bancários e não sei mais que movimentos porque nunca se apurarão com verdade. Isto está tudo minado. Xiu, não digas isso, não generalizes, contem-te porque os políticos não são todos iguais – assim falam os da banda. Contudo, se acusamos este e aquele pelos seus próprios nomes, e lembramos o cortejo dos mesmos a caminho dos tribunais, logo nos advertem: não personalizes. Espera pela acusação do Ministério Publico ou dos tribunais que, como se sabe e é disso exemplo o Sr. Sócrates.
- A coisa está preta por todo o lado. Em França, a desordem e os narcotraficantes, ameaçam tomar conta de tudo. Nestes últimos tempos, as viaturas dos guardas prisionais estacionadas junto às cadeias, foram todas incendiadas. E a ameaça que a seguir serão as suas próprias, também soou. Por todo o lado, a derrota da democracia, parece ser o objectivo. Este regime, entregue a medíocre e corruptos, há muito que vem enfraquecendo. A grandeza dos grandes visionários, impolutos, com visão de futuro, que viram longe e longe foram com as suas políticas, há muito que desapareceram. O que está é uma espécie de arraia miúda que se instalou para se governar.
- O clima também vem em sequência. Estamos daqui a nada em Maio, neva na Serra da Estrela, chove por todo o lado, o vento corre furioso, e eu não reconheço o país onde nasci. A Europa toda tem sofrido e tido estragos de muitos milhares de prejuízo devido à série infinda de pressões climáticas.
- Lisboa estava de fugir. Por todo o lado - comboio, metro, elevadores, Fnac - era um cheiro horroroso a bufas. Decerto é devido à alimentação da quaresma, mas ainda assim só de aloquete no nariz. Horror! Horror!