Sábado, 5.
A gatunagem dos políticos que nos saíram na rifa do 25 de Abril é tanta, que não há polícia nem tribunais por melhor que sejam para os julgar e apanhar. A semana que hoje finda, entre outras tragédias nacionais como aquela dos três jovens matulões que violaram uma rapariga de 16 anos que encontraram na Internet e filmaram as atrocidades machistas para mais de 30 mil curiosos assanhados verem; também a PJ saiu a terreiro numa acção de investigação por lavagem de dinheiro. 1844 inquéritos foram abertos por branqueamento de capitais, quando em 2019 haviam sido 522. Nos derradeiros anos de reinado do mestre António Costa, isto é, de 2019 a 2024 o crime nesta área aumentou consideravelmente. Não foi só na Administração Pública, mas também nas empresas privadas. É tudo a roubar, minha gente. Os pobres roubam galinhas, pacotes de massa nos supermercados e os modernos telemóveis.
- Cá como lá fora. É o caso de Marine Le Pen. O tribunal deu como provado que a mulher da extrema-direita francesa, desviou 4 milhões de euros dos fundos do Parlamento Europeu onde é deputada, para custear funcionários, guarda-costas, e diversas actividades do seu partido Frente Nacional. E lembrar-me eu o que ela dizia noutros tempos, armada de pura como a viúva do BE, e vai-se a ver rouba como qualquer dos outros seus camaradas. Mas é para além disso hipócrita como são quase todos os que estão na política para se governarem. Exigia a ela, julgo em 2013, “penas de inelegibilidade para os condenados por desvio de fundos públicos”. Foi o que aplicou agora a juíza que está ameaçada de morte. Por este andar, não só a aespera a prisão, como lhe foge a ambição de vir a ser Presidente da República. Putin e Trump estão do seu lado. Pudera!
- A propósito do gangster. Então não é que ele deixou de lado a Rússia das célebres taxas! Que união se estará a formar entre ele e Putin? O mundo está virado de pantanas, é um facto. Entretanto, os mercados que pouco caso fazem a quem lá está, interessando-lhes apenas os negócios, abrem sucessivamente com as bolsas em tombo. E que tem a ver o PIB americano com o caso, quando nos lembramos no tempo de Ronald Reagan, anos oitenta, pouco interessado com esses pormenores, ou comparamos os 120% do PIB americano de hoje com o nosso, anos e anos a fio, nesse valor, para não falar no da França actual.
- Quase todas as sondagens apontam Luís Montenegro como o favorito dos portugueses. Já no que toca à Presidência da República, eles parecem votar contra os políticos dando a preferência ao homem da Armada com 62% na intenção de voto. Sobra Marques Mendes, José Seguro e o tipo do Chega, sem citar as margens esquerdistas por miseráveis de simpatia. Eu é que não sei em quem votar. Não voto por sistema em militares, comentadores televisivos, e André Ventura para não sentir vergonha de mim próprio. O PS? Mas Vasco Gonçalves afasta-os a todos, como aconteceu esta semana com Sérgio Sousa Pinto e antes com Fernando Medina, não tendo nenhum para amostra a Belém. Deve estar à espera do milionário António Vitorino que ainda por cima é socialista, mas só se o homem for estúpido é que agarra o ceptro da vaidade.