Segunda, 21.
Mais uma morte e esta decerto leva a palma sobre todas as outras. Trata-se do dirigente do HAMAS tão procurado por Netanyahu, por ter sido o cérebro dos atentados de 7 de Outubro do ano passado, Yahya Sinwar. Os americanos que são co-autores, rejubilam com tamanho feito e prometem, à laia de prémio, fornecer ainda mais armamento a Israel. Tudo isto é uma espécie de ensaio geral para a Terceira Guerra Mundial, se tivermos em conta os milhares de norte-coreanos que se juntaram às tropas russas na guerra da Ucrânia. O Médio Oriente e a Ucrânia estão a pôr à prova e a distribuir facções na geografia bélica, diante dos nossos olhos distraídos.
- Entre nós, Vasco Gonçalves II, baixou o tom da sua voz irritante. Montenegro vai desbravando terreno. Contudo, já vou vendo muita trapalhada. Por exemplo, o anúncio dos novos cartões dos transportes públicos. A retaguarda não me parece ter sido reforçada para uma medida desta envergadura. Ainda esta manhã, estando a aguardar embarcar no fiel Fertagus, ouvi os altifalantes anunciar o atraso do Alfa em 25 minutos e o que faz a ligação Setúbal-Barreiro, com doze minutos. Nas bilheteiras, ninguém sabia do passe gratuito para deficientes e para velhinhos no funcionamento dos cartões de comboio. À boa maneira de António Costa, espero que o actual executivo não entre na propaganda barata que divulga uma directriz e só meses depois ela fica implementada. Quando fica.
- A vergonha da nossa democracia, o seu fracasso, está patente nestas duas amostras: a primeira refere a sucessão de outras que fui apresentando; a segunda demonstra que a pobreza ofende quando na Rua 1º de Dezembro, em plena Baixa lisboeta, uma série de cartões são camas onde compatriotas nossos se deitam todas as noites. E lembrar-me eu quando o palrador Marcelo, dizia que não se recandidataria ao segundo mandato se continuasse a haver nas ruas da capital este espectáculo obsceno. A verdade é que ele não trocou o conforto do palácio de Belém por esta miséria que em grande parte é o culpado. Para um católico, apostólico, romano, estamos conversados.
![]() |
Uma rede impede agora o casal de vir repousar os magros corpos. |
![]() |
Mais abaixo, no cotovelo para o Rossio, tanta gente passa indiferente. |