sábado, novembro 02, 2024

Sábado, 2.

Tenho acompanhado com interesse a campanha para a presidência dos EUA. A impressão que tenho é que Trump sairá vencedor do confronto com Kamala Harris. Não me informo lendo e ouvindo o que dizem entre nós jornais e televisões que, como é habitual, propagandeiam a temática dos socialistas. Faço-o lendo e vendo outros meios de informação internacionais mais independentes e, portanto, objectivando com seriedade factos e acontecimentos. A eleição do trovão vai ser uma desgraça para o mundo, mas a sua opositora é fraca, durante o seu reinado como vice, não passou da cepa torta, é uma construção para correr com Biden que também foi um Presidente medíocre.  

         - Ficam-me os olhos de mágoa ao ver a catástrofe que se abateu no Sul de Espanha. O número de mortos não pára de crescer e já ultrapassou as duas centenas. É dramática a situação de milhares de espanhóis que tudo perderam: casas, familiares, haveres, ruas e pontes, auto-estradas e os sítios herdados dos seus antepassados. Sobra a extraordinária mobilização de todo país que desembarcou em Valência e arredores para ajudar quem precisa e confortar os abandonados à sua sorte. Que alguma lição se tire desta desolação e se pense em construir menos, de forma a que os solos possam absorver o que por direito lhes pertence.   

         - A saga do Skoda ainda não terminou. Esta manhã fui meter gasóleo quando um grupo de homens que por ali parava, me alertou: “Já viu que está a perder combustível no chão.” Abri o capô e na realidade vi esguichar por um pequeno tubo o líquido. Um deles que trabalhava na gasolineira, propôs-se ajudar-me. Fez várias tentativas com fita adesiva para bloquear o furo do tubo do rotor (julgo que foi assim que ele lhe chamou), mas em vão. Telefono ao ucraniano que ainda estava a dormir e combinámos que ele viria buscar-me para juntos irmos ver o que se passa. Resumindo: a falta foi do mecânico segundo o empregado das bombas, porque ao pôr o novo motor devia ter substituído todas as borrachas e tubos com ligação ao mesmo – coisa que não aconteceu. 

         - De igual modo a questão do furo artesiano. Diz-me o simpático rapaz que há quatro anos era uma beleza e agora apareceu de pança majestática e cara de bolacha, que o total do arranjo rondará os 300 euros. Decididamente a riqueza não quer nada comigo. Contudo, se puder tomar hoje um duche comme il faut, ressuscita em mim a bem-aventurança. 

          - A lição de bom português, registada na RTP1: “O porquê que vai impactar tudo isto...”